Entenda as possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro e como isso pode afetar o Inter-SM

Entenda as possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro e como isso pode afetar o Inter-SM

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará nesta quarta-feira (1º), às 10h, no Rio de Janeiro, o calendário do futebol brasileiro de 2026. A expectativa é de mudanças relevantes que podem afetar diretamente os campeonatos estaduais, incluindo o Gauchão, que terá o Inter-SM de volta à elite na próxima temporada.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A principal alteração em discussão é a redução do número de datas para os estaduais, de 16 para 11. Se confirmada, a medida obrigará federações, como a Gaúcha, a reverem o formato das competições já em 2026. Hoje, o Gauchão ocupa 12 datas, em uma fórmula definida neste ano com três grupos de quatro equipes, jogos em turno único contra adversários das outras chaves e semifinais e finais em ida e volta.

Com menos espaço no calendário, será inevitável enxugar a competição ou alterar a dinâmica da fase final, o que pode mexer na disputa por vagas na Copa do Brasil e também no modelo de rebaixamento. Para clubes do interior, como o Inter-SM, a redução de jogos significa menos partidas de visibilidade, renda e rodagem de elenco.

Além dos estaduais, outras competições devem passar por ajustes. A Copa do Brasil pode adotar partidas únicas até as semifinais, enquanto a Copa do Nordeste e a Copa Verde devem ganhar novos formatos. Já a Série D, atualmente com 64 clubes, pode ser ampliada para 96 participantes, mudança que divide opiniões entre dirigentes.

O calendário também precisará se adaptar à Copa do Mundo de 2026, marcada para 11 de junho a 19 de julho, com paralisação das competições nacionais no período.

As definições da CBF darão o tom para o planejamento da Federação Gaúcha de Futebol e dos clubes. No caso do Inter-SM, que voltará à Série A do Gauchão após o acesso histórico, a expectativa é por um campeonato mais enxuto e, assim, mais complicado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Olimpia estreia com derrota no triangular final da Série Bronze Anterior

Olimpia estreia com derrota no triangular final da Série Bronze

AGF goleia o Arsenal e garante vaga na final da Série Bronze da Liga Sul-Riograndense Próximo

AGF goleia o Arsenal e garante vaga na final da Série Bronze da Liga Sul-Riograndense

Esportes